Cupins | dicas | Yamamoto Contrex

dicas

Cupins

Conheça um pouco mais

Cupins
  • Quantas espécies de cupins existem?

No mundo existem cerca de 2800 espécies de cupins, porém o que interessa para o ambiente urbano são basicamente 03 espécies e destas destacamos o Cupim do Solo ou Subterrâneo.

  • Cupins afetam a saúde das pessoas?

Não existem nenhuma relação de danos à saúde das pessoas, porém é de conhecimento geral que eles provocam danos nas madeiras em geral, especialmente aquelas utilizadas nas construções de imóveis, na confecção de mobiliário e outras aplicações. Estes danos decorrem pelo fato de os cupins serem os únicos seres vivos que são capazes de metabolizar a celuloses encontrada nas madeiras.

  • Aleluia é cupim?

Aleluia ou Siriri, são os cupins que em determinadas épocas do ano por serem dotadas de asas, elas saem em revoadas com o propósito de reprodução, surgindo do cruzamento as futuras Rainhas que irão fundar uma nova colônia.

  • Cupim também comem paredes?

Das espécie de cupins existentes, os cupins do solo eles emergem do solo sob as construções alcançando as partes sobre os pisos e aproveitando-se de pequenas fissuras e por vezes ocorre na sua busca de alimentos passarem por estruturas de reboco envelhecida ou fraca e abrem caminhos nas paredes dando uma falsa impressão de quem comem paredes.

  • Como os cupins vivem?

Os cupins são seres sociais que dividem tarefas na colônia, daí o grande sucesso de sobrevivência pois todos vivem em função da rainha e ela está bem protegida nos focos e assim mesmo que combatam os componentes da colônia, a rainha continuará reproduzindo de forma continua.

  • Que tipo de danos eles provocam?

Estes insetos na busca de alimentos celulósicos, danificam ferozmente as estruturas de madeiras, chegando a comprometer as peças de madeira, pois quando atacam eles fazem de forma escondida dificultando sua identificação e quando vemos um bom estrago já fez.

  • Como faço para combater cupins do solo?

Uma das primeiras reações das pessoas ao ver o cupim é aplicar um spray ou até mesmo um produto de supermercado, no intuito de debelar a presença dos focos e aí que mora o perigo, pois os cupins aparentemente somem por alguns dias até o efeito da substancia aplicada deixar de existir para que eles voltem ou, até mesmo passar a frequentar outros locais do imóvel expandindo assim as áreas atacadas.

Via de regra contrate um profissional que possam efetivamente controlar o problema da invasão como um todo, através de técnicas de comprovada eficácia e daí evitar que curiosos apresentem soluções mirabolantes, onde o barato normalmente sai caro.

  • Querosene resolve o problema?

Não a querosene é um mito, e ineficaz, pois evaporam rapidamente deixando o local vulnerável, busque uma solução profissional.

 

 

Milton Yamamoto

Biólogo CRBio 39315/01-D


(18) 3221-9800 / (18) 99764-6603

Rua Gaspar Ricardo, 427 - Vila Jesus - Presidente Prudente, SP

© 2020 Yamamoto Contrex. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale pelo whatsapp