Escorpiões | dicas | Yamamoto Contrex

dicas

Escorpiões

Tudo o que você precisa saber.

Escorpiões

Quem são esses temidos animais?

Os escorpiões hoje são considerados o mais temidos dentre as pragas que compartilham nossos ambientes urbanizados e com toda a razão que este temor se fundamenta, afinal acidentes com eles sempre causam enormes transtornos as pessoas afetadas em decorrência das consequências que provocam.

Como são seus hábitos?

Os escorpiões possuem hábitos de busca de alimentos no período noturno e isto naturalmente dificulta a sua visualização e durante o dia eles buscam refúgio para outras atividades.

Quais os cuidados que devemos ter ao encontrar o escorpião?

Caso acontecer de encontrar escorpiões não toquem em nenhuma hipótese e se for necessário remover faça com uma pinça no final da cauda e assim evita que o seu ferrão (télson) atinja alguma parte do seu corpo e se a cauda estiver erguida é sinal que esta ativo, mesmo que apareça estar quieto ele pode a qualquer momento dar o golpe com a cauda.

Existe produto que matam escorpiões?

O controle de escorpião não se restringe a ação de um produto químico, embora a indústria e pesquisadores de produtos já conseguiram elaborar sustâncias de comprovada eficácia, porém é necessário conhecimento aprofundado do problema para uma intervenção com resultado de controle real.

Quais são as preferências alimentares dos escorpiões?

Os escorpiões são carnívoros e geralmente se alimentam de pequenos insetos, tais como baratas, formigas, grilos entre outros, porém possuem hábitos de canibalismo alimentando de outros escorpiões, dai a importância de intervir no ambiente para controle de outras pragas para quebrar a sua cadeia alimentar e assim desestimular sua proliferação.

Galinhas controlam escorpiões?

Esse é um dos grandes equívocos de entendimento das pessoas, pois caso as galinhas ao ciscar terrenos encontrar um escorpião ela naturalmente vai alimentar-se dele, entretanto a galinha e escorpião tem hábitos antagônicos, pois as galinhas dormem a noite e o escorpião possuem atividades noturnas e o encontro somente ocorreria casualmente.

Preciso sair da minha casa após o controle de escorpião?

Todo o controle de pragas sempre requer medidas de precauções, entretanto nos dias de hoje uma ação contra o escorpião assemelha ao controle mais simples do tipo baratas, portanto, basta os cuidados básicos que o procedimento sempre será seguro se realizado por profissionais competentes.

O que fazer se meu pet for atacado por escorpião?

O primeiro sintoma será um choro continuo do animal, pois a picada provoca dores intensa e em seguida deve o animal ser imediatamente levado ao Médico Veterinário para tratamento do problema e por fim acionar um profissional para cuidar do seu ambiente.

Como os escorpiões chegam ao meu ambiente?

Todos os acessos são possíveis, desde da entrada involuntária por embalagens de mercadorias, por invasão pelos acessos tradicionais, tais como portas e janelas, porém um dos principais acesso é o sistema de tubulações dos ambientes, sejam de águas pluviais, sistema elétricos e sistema de esgoto, enfim proteger estes canais ajudam a prevenir a entrada deles.

Quais outras medidas devo tomar para evitar acidentes com escorpiões?

Todas as pragas são oportunistas e vivem melhor na medida que ocorre desordenamento do ambiente, pois quanto mais desorganizado for o ambiente, melhor serão as condições de sucesso da presença das pragas, daí a importância de sempre manter higienizado e organizado os ambientes sejam internos ou externos para evitar de proporcionar condições de abrigo e reprodução das pragas.

 

 

Milton Yamamoto

Biólogo – CRBio 39315-01-D


(18) 3221-9800 / (18) 99764-6603

Rua Gaspar Ricardo, 427 - Vila Jesus - Presidente Prudente, SP

© 2020 Yamamoto Contrex. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale pelo whatsapp