Formigas conhecer para combater melhor | curiosidade | Yamamoto Contrex

curiosidade

Formigas conhecer para combater melhor

Apesar da visão romantizada pelas fábulas - de que elas vivem socialmente, essas estórias nos servem de ensinamentos, porém na prática isso ocorre de forma diferente

Formigas conhecer para combater melhor

As Formigas são insetos pertencentes à Ordem Hymenoptera e fazem parte do mesmo grupo de abelhas e vespas, apesar da visão romantizada pelas fábulas - de que elas vivem socialmente, essas estórias nos servem de ensinamentos, porém na prática nem sempre isto ocorre.

Como cada ser vivo do nosso planeta tem uma funcionalidade dentro do ecossistema, com as formigas isso não é diferente, pois muitas espécies delas são responsáveis pela aeração do solo o que melhora sua textura, bem como auxiliam na decomposição de materiais orgânico (Ana Eugenia de C. Campos), enfim elas possuem muitas outras particularidades que justificam plenamente sua existência.

Dentro do ambiente urbanizado, vemos que o convívio com seres humanos nem sempre ocorre de maneira amigável, afinal foi constatado que muitas espécies são vetores mecânicos de patogenia, ou seja - que transmitem doenças carregando bactérias, vírus ou fungos, que são prejudiciais à saúde humana. Olhando por este ângulo é preciso alguns cuidados para evitar que uma formiga possa vir causar algum tipo de dano nas pessoas.

Além de danos direto a saúde das pessoas, como no caso de ocorrência em ambientes hospitalares que podem agravar ainda mais o bem-estar das pessoas, tem outros tipos de danos que pode ser causado de outras formas, como a espécie das formigas cortadeiras que destroem plantas ornamentais ou não, elas agem de modo devastador, também há os casos das formigas lava-pés que ferroam as pessoas de maneira a provocar dores intensas.

Sabidamente as formigas devem ser controladas para que não afetem o bem-estar das pessoas de nenhuma forma.

Controle de Pragas

Para que o controle de formigas funcione de forma prática e eficaz é preciso um grau de conhecimento sobre elas, do contrário somente gastos desnecessários serão gerados, com base nisso destacamos a seguir alguns conhecimentos prévios para garantir a eficácia do controle:

  • Saber identificar a espécie infestante para que a ação seja mais eficaz, pois conhecendo seus hábitos as chances de controle aumentam.
  • Conhecer os equipamentos mais práticos para o controle, bem como os produtos mais eficazes e seguros.
  • As formigas têm vida social compartilhando funções e entender isto é um bom caminho para um bom controle.
  • Como toda praga os controles das formigas devem ser associados com medidas preventivas e corretivas juntamente com o controle químico e entre elas elimine frestas dos rejuntes de cerâmicas, junções de móveis com paredes e pisos, trincas e rachaduras nos calcamentos e quadros de janelas e portas.
  • Evite hábitos de deixar migalhas de alimentos por qualquer canto do ambiente para evitar atração, afinal as formigas alimentam de carboidratos, proteínas e gorduras e bastam pequenas frações para estimular uma infestação.

Convívio com as formigas como visto não é uma relação simples e controla-las é uma questão de saúde das pessoas, busque sempre conhecimentos sobre elas ou até mesmo recorra a profissionais que possam auxiliar de fato para ter uma vida sempre saudável.

 

Milton Yamamoto

Biólogo CRBio 39315/01-D


(18) 3221-9800 / (18) 99764-6603

Rua Gaspar Ricardo, 427 - Vila Jesus - Presidente Prudente, SP

© 2020 Yamamoto Contrex. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale pelo whatsapp