Mitos e Verdades sobre cupim e seu controle | curiosidade | Yamamoto Contrex

curiosidade

Mitos e Verdades sobre cupim e seu controle

Apesar das pragas urbanas estarem frequentemente aparecendo nos mais variados ambientes, estes seres ainda causam muitas dúvidas nas pessoas

Mitos e Verdades sobre cupim e seu controle

Apesar das pragas urbanas estarem frequentemente aparecendo nos mais variados ambientes, estes seres ainda causam muitas dúvidas nas pessoas. Tanto quanto ao surgimento formas de prevenção, mas também seu controle. É o caso dos cupins!

Separamos então alguns Mitos e Verdades sobre eles para sanar algumas dúvidas gerais sobre sua identificação e seu controle eficaz.


Existe Cupim de concreto

MITO

Existem no ambiente urbano os chamados cupim do solo, por formarem seus ninhos de forma subterrânea. Sendo assim eles buscam alimentos nas casas e outras construções e para tanto eles escavam caminhos no interior das paredes normalmente fragilizadas pelo tempo, dando a impressão de se alimentarem de concretos, mas na verdade estarão sempre na busca de alimentos derivados de madeiras.

*Nos ambientes urbanos três espécies surgem com maior frequência, são elas: Cupim Arbóreos, Cupim de Solo e Cupim de Madeira Seca.

 

Cupim ataca sempre a cobertura do ambiente

MITO

Os cupins da espécie Arborícola que ficam normalmente em partes aéreas, gostam também de formar ninhos nas coberturas, porém os Cupins do Solo ou Subterrâneos formam seus ninhos sob o solo, porém vale destacar que em Edifícios verticais, cupins do solo poderão fazer ninhos em caixas perdidas entre os pavimentos dos andares e as duas espécies raramente ocorrem no mesmo imóvel, mas não é impossível.

Não existe produto eficaz para cupins

MITO

A ciência evolui constantemente e no caso de controle de cupins nos dias de hoje existem várias empresas que desenvolveram saneantes eficazes para o combate dos cupins, mas vale lembrar que a Anvisa liberou registros destes produtos saneantes somente para USO PROFISSIONAL e para que eles possam surtir os efeitos positivos de controle devem ser manuseados de fato por profissionais, dai o emprego de produtos de uso livre de fato não são eficazes e somente disfarçam o problema.

 

Aqueles insetos de luz que aparecem voando ao entardecer ao redor de lâmpadas são cupins

VERDADE

Na estrutura biológica de cupins, eles se dividem por tarefas, portanto esses insetos alados são cupins Rainhas e Rei reprodutores, são chamados comumente de aleluias e são responsáveis pela formação de novos focos de cupins e proliferando o ataque em diversos locais devendo o seu combate ser estendido para todos os componentes da colônia e combater somente o que se visualiza poderá ocorrer um controle parcial e provocar maiores danos posteriormente por esparramar  ataque para outras áreas.

 

Os cupins são transmissores de doenças

MITO

Os danos causados pelos cupins somente são de natureza material, pois até hoje não foi estabelecido nenhuma relação com doenças, entretanto os danos materiais causados pelos cupins em alguns casos chegam ao cumulo perda total do elemento de madeira porque existem casos que eles danificam sem ser percebidos e quando se identificar a presença já era.

 

Existem madeiras que são totalmente resistentes ao ataque de cupins

MITO

Os cupins por alimentarem da celulose das madeiras elas buscam qualquer tipo de madeira, porém existem madeiras que naturalmente são mais resistentes que outras, entretanto madeiras em contatos com umidades sempre ficam mais vulneráveis e sujeito a ataques dos cupins, daí conclui-se que as madeiras poderão ser atacadas se as circunstâncias em que as madeiras estiverem inseridas forem favoráveis ao ataque.

 

Os cupins e as brocas são a mesma praga

MITO

Ambos são insetos xilófagos e que alimentam de madeiras e seus derivados, porém, são pragas de gêneros e espécie diferentes e o que diferenciam são os resíduos produzidos por ambos, sendo os cupins geram grânulos e as brocas geram um pó fino como talco, mas as duas pragas devem ser combatidas devido a sua enorme capacidade de danos em madeiras.

 

O profissional que controla cupins e outras pragas devem ser regulamentados para o exercício da função

VERDADE

Para ser um profissional que combate pragas ele deve estar vinculado a uma empresa regulamentada com registro em Conselhos de Profissionais, devem ter um Responsável Técnico para supervisionar todas as operações, além de uma série de exigência, tudo para proteger o profissional e o usuário do serviço, além da eficácia de resultados.

 

Esses são alguns esclarecimentos de dúvidas sobre o os cupins, muitas delas são relatadas diariamente por clientes que nos procuram para realizarmos a vistoria e demonstram receio do controle. Quando identificados o tipo de cupim  e a forma de intervenção o mais rápido possível, é melhor para o controle seguro e eficaz no ambiente.


(18) 3221-9800 / (18) 99764-6603

Rua Gaspar Ricardo, 427 - Vila Jesus - Presidente Prudente, SP

© 2020 Yamamoto Contrex. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale pelo whatsapp