Aleluia será um bom sinal de tempo? | notícias | Yamamoto Contrex

notícias

Aleluia será um bom sinal de tempo?

Os cupins alados possuem estruturas de reprodução e durante a revoada ocorre o cruzamento para em seguida irem ao solo em busca de abrigo

Aleluia será um bom sinal de tempo?

Aleluia é um termo de conotação religiosa de louvação ao Senhor que acabou sendo adotado como um termo que se refere aos bons tempo de chuvas que estão por vir depois de um período de estiagem e que foi associado aos cupins alados aqueles que são dotados de asas.

            A estrutura biológica dos cupins se dá através de colônias que por sua vez se compõe por castas que basicamente é formada por Rainha, Alado, Soldado e Operário. Na proximidade da estação climática da primavera que ocorre o retorno das chuvas que ficaram sem precipitar devido ao tempo de estiagem e aí começam a reunir condições meteorológica favoráveis a chuvas e neste momento ocorre o aumento da umidade relativa do ar e isto é percebido pelos cupins alados que instintivamente começam a sair dos seus ninhos em revoadas.

            Os cupins alados possuem estruturas de reprodução e durante a revoada ocorre o cruzamento para em seguida irem ao solo em busca de abrigo, dando assim início a uma nova colônia totalmente independente daquela que a originou e é desta maneira que os cupins cumprem o seu papel de perpetuar a espécie.

            Para entender melhor o papel dos cupins na natureza eles possuem uma árdua tarefa de reciclagem de matérias orgânicas como restos de galhos, folhas e todas as estruturas celulósica e fazem isto devido a sua capacidade de digerir a celulose, entretanto os cupins de outras espécies acabaram por invadir os ambientes urbanos, ou melhor, as cidades avançaram em áreas ocupadas anteriormente pelos cupins e aí começam os conflitos de interesse.

            Apesar dos cupins não serem vetores (não transmitem doenças) eles se configuram em um grande problema por avançar sobre os elementos de madeiras existente em praticamente todas as edificações estabelecendo uma guerra entre o patrimônio e os cupins, afinal eles provocam danos de relevância nos imóveis das pessoas.

            Daí o termo “Aleluia” neste caso possui um sentido negativo, pois no universo das pragas significam novas levas de cupins, contrariando o sentido de “louvação” de bons tempos e sim um novo tempo de combate aos cupins e preocupações com a possibilidade de problemas.

CONHEÇA O PROGRAMA DE CONTROLE DE PRAGAS

            Controlar cupim é uma tarefa que requer grandes conhecimentos sobre a biologia de cada espécie e seu comportamento, afinal trata-se de uma guerra e como tal devemos conhecer o “inimigo” detalhadamente para poder lograr êxito na batalha, pois muito comum o autosserviço ou serviços de baixa qualidade que acabam resultando em danos de elevada monta.

            Muitos serviços são realizados provocando uma falsa sensação de controle e os cupins por agirem de forma organizada eles induzem ao erro de estratégia gerando o chamado “barato que sai caro”.

            Cada espécie de cupins possui características proprias e nos ambientes urbanizados, destacamos as seguintes espécies:

            Em todas as espécies existem graus de dificuldades variadas e relevantes, porém destacamos o Cupim do Solo que entram nas casas vindo do subsolo de forma omissa e o seu combate por vezes afetam as construções implicando em danos nos revestimentos de solo, embora já existam técnicas de iscas que tem se revelado um bom aliado no controle sem provocar danos nas estruturas de revestimento.

            Qualquer que seja a espécie de cupins que observar no seu ambiente, lembre-se que a solução na maioria das vezes deve ser recorrida a profissionais gabaritado para uma solução verdadeira, portanto evite entregar seu patrimônio nas mãos de pessoas que irá provocar mais danos que os cupins que possam estar infestando seu imóvel. Lembre-se que o “barato pode sair caro”.

 

Milton Yamamoto

Biólogo CRBio 39315/01-D


(18) 3221-9800 / (18) 99764-6603

Rua Gaspar Ricardo, 427 - Vila Jesus - Presidente Prudente, SP

© 2020 Yamamoto Contrex. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale pelo whatsapp