Cupim de subterrâneo ou solo | palavra do biólogo | Yamamoto Contrex

palavra do biólogo

Cupim de subterrâneo ou solo

O ataque que vem do solo!!!

Cupim de subterrâneo ou solo

Dentro do universo das pragas urbanas existe a preocupação maior de dos danos à saúde que elas provocam e isto é inquestionável, afinal sabemos que as baratas, formigas, carrapatos, roedores, escorpiões, mosquitos, enfim toda a sorte de insetos e outros animais, considerados pragas são indesejáveis por tirarem o sossego das pessoas.

Neste contexto de pragas urbanas, chamo a atenção para os Cupins e especialmente os subterrâneos ou solo (Coptotermes gestroi) que invadem áreas urbanizadas e atacam os ambientes pelo solo em busca de alimentação.

 

Na busca de alimentação os cupins vão atrás de materiais derivados da madeira, e aí mora o perigo, afinal qual é a casa que não tem madeira em sua construção?? E mesmo que possua pouca madeira, eles invadem as casas pelos rebocos, trincas e outros pequenos espaços, trazendo danos relevantes ao patrimônio.

Esta espécie de cupim age de forma escondida, nem sempre revelando sua presença no ambiente e quando aparecem via de regra um dano real já provocou. E aí? O que fazer?

Neste caso recomenda-se a busca de um profissional especialista que possa entender o problema como um todo para apresentar uma solução real e segura, evite que curiosos apenas disfarcem o real problema.

Observando a reação das pessoas quando descobrem o problema dos cupins, já vimos pessoas que aplicam o primeiro inseticida que encontram, bem como pessoas que usam querosene ou outras substâncias, isto provoca um disfarce do problema e uma falsa sensação de controle, fazendo os cupins evitarem os locais supostamente tratados e desta forma disseminando para outro locais, afinal os cupins são insetos organizados socialmente e são comandados por uma rainha que se não dizimada, continuará a provocar dor de cabeça nas pessoas.

Para analisar possíveis ataques dos cupins, fique atento aos rodapés, guarnições de portas, fundo dos móveis encostados em paredes, veja se consegue observar pequenos acúmulos de terras, se os elementos de madeiras possuem som ocos, batentes de portas com resíduos de terra. Enfim se tiver dificuldade em identificar algum desses possíveis casos, consulte um especialista para que ele o ajude a evitar um mal maior.

Milton Yamamoto

Biólogo CRBio 39315/01-D


(18) 3221-9800 / (18) 99764-6603

Rua Gaspar Ricardo, 427 - Vila Jesus - Presidente Prudente, SP

© 2020 Yamamoto Contrex. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale pelo whatsapp